VIDA GAIA.COM.BR

Categoria:

Massa com cogumelos e aspargos

15 de maio de 2015

Com tempo neste fim de semana? Que tal preparar uma massa caseira com aspargos e cogumelos? Dá trabalho, mas a gente garante que vale a pena.

Massa caseira de ovos

400g de farinha de trigo
2 ovos
4 gemas
1 colher de chá de sal

Em uma superfície de trabalho limpa, despeje a farinha em um montinho. Faça um buraco no centro, deixando as bordas altas. Despeje os ovos inteiros, gemas e sal ao centro. Usando um garfo, bata bem. Quando combinados os ingredientes ao centro, muito lentamente comece a incorporar a farinha até obter uma massa úmida e pegajosa.

Remova o excesso de massa de mãos. Adicione toda a farinha à massa até obter um consistência áspera e cheia de pontas.

Trabalhe a massa, pressionando contra ela a palma de sua mão e empurrando-a para a frente. Gire e repita até que a massa desenvolva uma textura elástica. Se a massa estiver muito grudenta adicione farinha aos poucos, e se estiver muito seca pulverize levemente com água.

Quando a bola de massa estiver firme e elástica, embrulhe em plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa em quatro partes e reserve. Pegue um quarto e abra com um rolo em uma superfície levemente enfarinhada, sempre do centro para as pontas. Repita várias vezes até obter uma massa fina. Quando chegar a este ponto polvilhe um pouco de farinha em cima e dobre a massa sobre si mesma, para cortar mais tiras de uma só vez. Corte em tiras finas com uma faca afiada e separe-as sobre uma toalha até a hora de cozinhar.

Massa caseira de ovos com aspargos e cogumelos

450g de massa caseira de ovos
1 maço de aspargos
400g de cogumelos ostra cortados em fatias finas
queijo parmesão
3 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta

Ferva uma panela grande de água com um pouco de sal. Apare os aspargos e retire a extremidade lenhosa da base do talo. Usando um descascador de legumes, corte em tiras e reserve.

Enquanto isso, derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira grande em fogo médio. Quando a manteiga derreter refogue os cogumelos até dourar, por cerca de 3 minutos. Adicione os espargos e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e reserve.

Quando a água estiver fervendo, adicione a massa fresca. Cozinhe, monitorando cuidadosamente e testando o cozimento a cada 3 minutos. A massa deverá ficar al dente (ligeiramente durinha). Retire a massa da água e transfira-a para uma frigideira. Reserve 1 xícara da água do cozimento.

Leve a frigideira da massa ao fogo médio e adicione as tiras de aspargos. Derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adicione meia xícara da água do cozimento da massa, mexendo até criar um molho suave. Se a mistura estiver muito seca, adicione o restante da água aos poucos, até que o molho envolva toda a massa. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Para servir, cubra com grandes lascas de queijo parmesão.

Delícia!

 

  • comments powered by Disqus